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O que é SEO e por que é importante para o meu negócio digital?

O que é SEO e por que é importante para o meu negócio digital?

Aparecer na primeira página de buscas do Google é o desejo de muitos, mas só quem trabalha muito o SEO consegue alcançar esse local.

SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization, em português, otimização para mecanismos de busca, que como o nome já diz, visa otimizar conteúdos e páginas para mecanismos de buscas, como o Google. 

Acredito que só com as cinco linhas acima você já conseguiu entender a importância de aplicar SEO na sua comunidade, não é mesmo? 

Neste texto, vou te mostrar, na prática, como aplicar essa estratégia na sua comunidade. Vamos lá? 

Começando uma estratégia de SEO

Assim como qualquer estratégia, devemos começar com o planejamento. Nele, estão envolvidas questões como você conhecer a sua persona, definir qual o objetivo (gerar vendas, tráfego, branding, etc.), escolher as palavras-chave principais e as métricas a analisar.

Lembre-se que a primeira página do Google é a mais cobiçada e, provavelmente, todo mundo que está lá trabalhou duro para conquistar aquela posição. Então é importante estar ciente que esta é uma estratégia de médio e longo prazo. 

Você tem que pensar que o Google quer entregar a melhor experiência para o usuário, ou seja, entregar o conteúdo perfeito para aquela pesquisa. E como ele faz isso? Usando seus robozinhos para classificar seu conteúdo. 

E não é só isso! Para que o robô dê ainda mais valor para o seu texto, a sua comunidade deve ser de confiança, e isso é medido pela autoridade do seu domínio, que também é trabalhado em uma estratégia de SEO. 

São muitas coisas, né? Mas calma, vou passar cada uma delas agora para que você entenda de uma vez por todas.

Criando a sua persona

Você provavelmente já ouviu falar em público-alvo, certo? A persona é como se fosse a pessoa ideal do seu público-alvo.

Podemos dizer que ela é um personagem semi-fictício do seu cliente ideal. Então, você precisa saber muito sobre quais são os objetivos da sua persona, suas dores, como você pode ajudá-la, onde ela mais absorve informação, entre outros.

Isso é importante porque assim você se comunica com ela de uma forma mais assertiva e torna-a mais propensa a consumir seu conteúdo e o seu produto ou serviço (se houver). 

Definindo seu objetivo

Como já dei uma leve explicação acima, você precisa saber qual o objetivo da sua estratégia.

Vamos supor que seu objetivo seja trazer mais pessoas para a sua comunidade e fazê-las comprar algum produto digital seu, como um curso, ou algum serviço, como uma consultoria. 

Nesse ponto, você já terá a sua persona criada e será mais fácil identificar o que ela precisa para que o seu objetivo seja cumprido com a sua estratégia. 

Com base nisso, podemos pensar em trabalhar palavras-chave de atração, para atrair a curiosidade da sua persona e fazê-la entrar na sua comunidade e de consideração, que a faça entender que talvez precise fazer um curso online ou uma consultoria. 

Escolhendo as palavras-chave

Agora que você já tem sua persona criada e sabe quais tipos de conteúdo desenvolver para o seu objetivo, é a hora de escolher as palavras-chave que vai trabalhar.

A palavra-chave é o termo que o leitor pesquisa no buscador do Google. Então devemos pensar na sua intenção de busca e analisar qual deve ser o mais propenso para a nossa persona procurar. 

Vamos supor que a sua comunidade seja sobre cosméticos veganos, então, é importante você listar todas as palavras sobre o universo que deseja trabalhar. 

Ainda neste cenário, vamos imaginar que a persona dessa comunidade sobre cosméticos veganos tem como dor a dificuldade em encontrar bases veganas e tem como objetivo comprar maquiagens de alta qualidade. 

Uma palavra-chave que você pode utilizar é “base vegana de alta qualidade” ou apenas “base vegana”. 

É interessante você sempre utilizar ferramentas como o keyword planner do Google ou SemRush, por exemplo, para saber quais das duas palavras-chave acima é melhor para você trabalhar. Essas ferramentas te mostrarão qual a quantidade de busca mensal e a dificuldade em trabalhar com a palavra.

Nem sempre uma palavra-chave com alto índice de busca mensal é a melhor escolha para os seus conteúdos, uma vez que ela provavelmente também terá uma dificuldade de ranqueamento muito alta. Se a sua autoridade de domínio ainda não for muito boa, dificilmente você conseguirá a primeira página a curto/médio prazo.

Outro aspecto a se considerar é a intensa de busca do leitor. Se escolhermos a palavra-chave “geladeira” para um conteúdo, talvez não funcione muito bem, porque é uma palavra muito ampla. Quem pesquisar por “geladeira” talvez queira saber só o preço e não um review, por exemplo. 

Criando conteúdos para sua comunidade

Digamos que você já tenha escolhido suas palavras-chave e criou alguns conteúdos. É importante seguir algumas “regrinhas” na sua escrita para que o Google leia seu conteúdo de forma mais fácil e também o entenda.

Algumas dicas para a formatação:

Posição e quantidade da palavra-chave

É recomendado que a palavra-chave apareça na introdução, durante o conteúdo, em um intertítulo (se possível) e na conclusão. Isso mostrará para o Google que o seu texto trata-se exatamente daquele assunto. Mas, cuidado para não exagerar, o Google já sabe quando se faz isso de propósito.

Tamanho das frases e parágrafos

Frases e parágrafos curtos dão a sensação de “menos texto”. Isso é chamado escaneabilidade. Quando separamos melhor as frases e os parágrafos, fica mais fácil do leitor fazer uma busca escaneável e não se sinta cansado com um “blocão” de texto. 

Links internos

Uma coisa muito importante é interligar os seus conteúdos para mostrar que seus conteúdos conversam entre si. Vamos supor que no texto sobre “base vegana”, em alguma parte apareça o termo “hidratação da pele” e você tenha outro conteúdo sobre “hidratantes faciais veganos”. Você pode fazer um hiperlink no texto da base para o de hidratantes. 

Links externos

Assim como os links internos são importantes para o Google validar a coerência em seus conteúdos, os links externos são vistos como referência, ou seja, se outras pessoas estão fazendo links para a sua comunidade, significa que você é uma referência para elas.

Ganhar referências que dizer ganhar mais autoridade e, ganhar mais autoridade quer dizer, melhorar as suas posições no Google! 

Como você viu, uma estratégia de SEO possui muitas etapas, mas não são etapas difíceis de serem cumpridas, não é mesmo?

Algumas comunidades, como a da Squid, já otimiza o SEO dos seus textos, mas com as ações acima, tenho certeza que não terá dificuldades em alcançar a primeira página do Google e quem sabe, a primeira posição! 

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