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Saiba o que é persona e como criar uma para o seu negócio

Saiba o que é persona e como criar uma para o seu negócio

Saber para quem você vai se comunicar, escrever artigos, vender produtos ou serviços é fundamental para planejar uma estratégia. 

Muito se fala do público-alvo quando o assunto é planejamento estratégico, mas pouco se fala sobre persona. Você sabe a diferença entre esses dois termos?

Este artigo vai te explicar o que é persona e como ela pode ajudar a sua comunidade e o seu negócio!

O que é persona?

Persona é um personagem semi-fictício do seu cliente ideal, baseado em dados reais, que são retirados após uma pesquisa, que já falarei mais a frente. 

A persona, diferente do público-alvo, é mais detalhada e conseguimos saber exatamente quem é ela, quais seus objetivos, seus desejos, seus desafios e dificuldades. 

Imagina que você precise comprar um presente de aniversário para o seu melhor amigo. Não é uma tarefa tão difícil quanto comprar para sua sogra que acabou de conhecer, porque você já sabe dos gostos dele e seus desejos. 

Da mesma forma é com a persona. Quanto mais sabemos sobre ela, mais fácil é nossa comunicação, conseguimos aproximar a linguagem da comunidade para atraí-la ainda mais e claro, trazer assuntos que a interessam.

Como criar uma persona?

Se você vende um produto ou serviço, pode enviar um formulário, do Google forms mesmo, com algumas perguntas para pelo menos 15 clientes. Se você ainda não tiver nenhum produto, pode também criar um formulário, e peça para seus seguidores responder. 

Tente deixar as perguntas simples e sem espaço para dúvida. Abaixo algumas perguntas que você pode fazer:

  • qual sua idade?;

  • como é sua rotina? (descreva detalhadamente);

  • qual sua profissão?;

  • onde busca informação?;

  • quais seus maiores objetivos?;

  • quais suas maiores dores?;

  • quais redes sociais utiliza?;

  • quais assuntos gosta de acompanhar?;

  • você costuma interagir com marcas?;

  • entre outras perguntas que podem ajudar a descobrir mais sobre a persona que você quer atingir com seus conteúdos e sua comunicação. 

Quando tiver as respostas é só analisar e construir a sua persona com base nas informações adquiridas.

Como utilizar a persona para estratégias?

Agora que você já sabe o que é uma persona e como criar uma, vou te ajudar a trabalhar com ela em uma estratégia.

Vamos trabalhar com um exemplo de comunidade e produto digital. Supondo que você tenha uma comunidade sobre culinária e você tenha um curso sobre culinária avançada.Nesse exemplo, descobrimos que a sua persona é a Joana. Ela tem 31 anos e ama cozinhar. A Joana está pensando em abrir seu próprio negócio, mas não tem condições de fazer uma graduação. Por isso, ela está em busca de dicas online e até cursos para ajudá-la nesse processo.

Você vai utilizar essas informações para pensar em:

  • quais temas de conteúdos escrever que chamem a atenção de Joana;

  • quais termos ela deve buscar no Google para encontrar a comunidade ou curso;

  • quais tags colocar na comunidade;

  • qual preço considerar para a venda do curso de acordo com o poder aquisitivo de Joana;

  • quais cores pode ser mais interessante para a Joana, para definir o layout da comunidade ou do curso;

  • em caso de mídia paga, que tipo de imagem ou mensagem é atrativo para conseguir atenção de Joana nas redes sociais?

  • quais redes sociais deve estar presente para Joana conseguir te achar?

  • entre outros.

Como você viu, a criação de uma persona requer pesquisa e muito mais detalhes que somente o público-alvo, mas com essas informações você pode trabalhar com muito mais foco no que quer atingir.

Espero que com essas dicas você já crie a sua! Se você já criou uma, compartilhe com a gente quais informações eu não citei no texto mas que você considera importante recolher também.

 

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