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SEO | Boas práticas para eficácia de uma comunidade

SEO | Boas práticas para eficácia de uma comunidade

As “Boas Práticas” permitem um bom desempenho orgânico das comunidades utilizando estratégias práticas de marketing digital. Apesar das diferentes formas pagas de se impulsionar uma palavra chave ou marca,  a pesquisa orgânica ainda corresponde em 50% do tráfego no Google e o conteúdo é o elemento fundamental para isso.
A clareza dos objetivos é fundamental já que o rankeamento de termos ou na criação de relevância online é um processo de resultados que não são imediatos.

Então qual será o seu objetivo?

  • Rankear e/ou dar relevância uma palavra chave

  • Rankear e/ou dar relevância ao nome do seu negócio

  • Conquistar novos leads e acessos

A partir da otimização para mecanismos de busca conhecido como SEO é possível aplicar técnicas adequadas a cada necessidade e atingir os objetivos traçados.

Por fim, conteúdo é determinante, a escrita de uma publicação deve ser feita a partir de um olhar estratégico para o seu leitor e para os mecanismos de busca

Relevância do título das páginas

Se o foco é deixar uma palavra chave ou o nome de um negócio que será chamado aqui de “termo-alvo” bem rankeado nas pesquisas é preciso dar “densidade” ao mesmo. Nas comunidades do Beracode uma boa prática é deixar o mais à esquerda possível o termo alvo. Isto é, no título das páginas da comunidade, que são nomeadas, por padrão, como o título da matéria + o título da comunidade.

Tags

Para densificar um “termo-alvo” a revisão das tags da comunidade deve ser feita. Hoje, a plataforma Beracode aceita apenas cinco tags por publicação para que a relevância da página de publicação não seja dividida entre tantas publicações.

 

  • Foco em tags fortes: Pinçar as tags fortes da comunidade e utilizá-las em todas as publicações.

  • Reinvenção de tags: Inserção da termo alvo  para a criação de novas. Por exemplo: “DicaShelbyFit” “RelógioShelbyFit”

  • Desenvolver uma estratégia de “tagueamento” das matérias: escolha somente algumas para utilizar na maioria da matérias, bem como utilizando, em todas as matérias, a tag com o termo alvo.

  • Revisar e atualizar as tags: Faça isso em todas as publicações, principalmente das mais antigas e atente-se para escrita de novas publicações

 

Estratégia de Conteúdo e frequência de publicação

Para o rankeamento do termo alvo é interessante a criação de publicações de introdução a marca e criar uma descrição que seja chamativa para o artigo. A descrição deve ter de 50 a 300 caracteres e o termo-alvo deve constar no texto.

 

Outras estratégias relevantes

Estratégia de link building em redes sociais

Com exceção do Facebook, Instagram e LinkedIn, onde os links de referência não são levados em conta para a construção de rankeamento, o Twitter e Youtube  se bem estruturados potencializam o SEO.

Twitter

Aqui é interessante que sejam republicadas as matérias da comunidade, mesmo que o perfil tenha poucos seguidores, pois auxilia na detecção da comunidade pelos mecanismos de busca.

Youtube

Nessa rede pode ser construído um canal forte, com diversos vídeos e  com links para a comunidade fazendo com que ela ganhe relevância.

Ferramentas gratuitas do Google para estratégias de SEO e Marketing Digital

  • Google Search Console:  Ferramenta que permite ver como uma determinada página aparece nos resultados de busca em desktop e mobile.

  • Google Trends: Google Trends é uma ferramenta do Google que mostra os termos mais populares  buscados recentemente.

  • Google Adwords: A ferramenta  permite que as marcas anunciem e apareçam nos resultados de busca

  • Google Keyword Planner: É uma ferramenta que auxilia no planejamento de palavras-chave.

Por fim...

  • Qual o meu objetivo online?

  • O termo alvo para a execução do plano está no título da publicação?

  • O termo alvo aparece no primeiro e no último parágrafo do texto?

  • As publicações têm no mínimo 300 palavras?

  • Na publicação há chamadas para outros links/ publicações relacionadas?

  • A frequência das publicações é grande?

Dúvidas? Comente! 

Dominando Comunidades
Lorraine Dias
Lorraine Dias Seguir

Uma pessoa curiosa em busca de criatividade

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